Projeto

O Algarve, possui um património natural e cultural único e diversificado, com um elevado número de pontos e locais de interesse condensados numa área geográfica relativamente pequena. Grande parte são recursos inexplorados com enorme potencial, atualmente subestimados, subdesenvolvidos e subutilizados. Torna-se essencial apostar na sustentada utilização e valorização destes recursos, particularmente no que à formação / educação diz respeito, quer do setor do Turismo, mas também na formação de profissionais das áreas emergentes como o sector agroalimentar e da saúde, quer em profissionais nas áreas do Mar, um setor já bem sedimentado, mas com enorme potencial para se inovar.

O projeto O Património Natural transformado em Recursos didáticos Digitais (PaNReD) funciona como uma ponte entre a Educação, a Ciência, a Comunicação, o conhecimento e a inovação. O objetivo comum e unificador é a produção de conteúdos educativos digitais que sirvam à melhoria e inovação das várias etapas da formação dos alunos/formandos, mas igualmente de docentes/formadores, e contribuindo para a redução e prevenção do abandono formativo.

Pretende-se, assim, que os recursos produzidos sejam uma motivação para a introdução de novas práticas educativas, que contribuam para uma educação mais inclusiva, que valorize formas de aprendizagem fazendo-utilizando-interagindo (Doing Using Interacting) e que contribua para uma maior literacia digital.

O PaNReD identificou campos-chave como tópicos no Património Natural: a Sustentabilidade, a Conservação, o Património Geológico e Paleontológico, a Biodiversidade e a Paisagem Natural, dado serem estes os que apresentam o maior potencial e um número suficiente de ativos agrupados na área de intervenção. Mais ainda, o projeto pretende estimular a curiosidade pelo conhecimento e pela valorização pessoal e de competências transversais tais como a área da comunicação, valorização e literacia tecnologia e digital.

O desenvolvimento de conteúdos, ferramentas e mecanismos de produção e distribuição do património natural e cultural como produto, resultante de uma formação profissional de qualidade, permite alargar e diversificar a oferta atual de turismo, contribuindo para contrariar a sazonalidade turística, de maneira sustentável. De igual modo contribui para a valorização do território e reforço do seu carácter competitivo e diferenciador.